Relatório das atividades desenvolvidas pela Diretoria do CEAPEE - 2015

No ano de 2015 a Diretoria desenvolveu atividades relativas aos eventos submetidos no período e aqueles ainda em vigência de período anterior. Assim, foi realizado o apoio a cursos, seminários, apoio à REEUSP e a projetos de pesquisa vinculados a docentes associados ao CEAP-EE.

Durante o primeiro semestre foi realizada a eleição de novos membros do Conselho Técnico Administrativo do CEAP-EE, aprovada em Assembleia e submetida a registro em cartório, finalizado somente em meados de dezembro de 2015.

O CEAPEE recebeu e aprovou o apoio administrativo para a realização de 07 (sete) novas propostas:

  1. Simpósio Internacional de Enfermagem em Adição, coordenado pelo professor Divane de Vargas.
  2. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, coordenado pelas professoras Cláudia Prado e Maria Madalena Januário Leite.
  3. Seminário Internacional sobre Avaliação da Qualidade da Atenção em Saúde das Populações Vulneráveis: pessoas com transtorno mental, usuários de álcool e outras drogas e população negra, coordenado pela professora Sônia Barros.
  4. Cursos de Especialização em Promoção de Desenvolvimento Infantil, coordenado pela professora Maria de La Ó Ramallo Veríssimo.
  5. Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais, coordenado pela professora Sônia Barros.
  6. Comprehensive Systematic Review Training Programme (2), coordenado pela professora Cássia Baldini Soares, em parceria com o Instituto Joanna Briggs, como parte das atividades da Comissão de Pesquisa da EEUSP.
  7. Evento 07/2015 – Comprehensive Systematic Review Training Programme, coordenado pela professora Cássia Baldini Soares, em parceria com o Instituto Joanna Briggs, como parte das atividades da Comissão de Pesquisa da EEUSP.

O evento 05/2015 não teve continuidade de tramitação da carta-acordo da OPAS com o CEAP-EE, tendo em vista a alteração na proposta de subvenção das atividades pela OPAS, a proposta junto ao CEAP-EE foi suspensa.

Os eventos 06 e 07/2015 sofreram alteração em seu cronograma de execução e o novo calendário não foi encaminhado ao CEAP-EE. Após alteração nos sistemas da USP, a diretoria do CEAP-EE deverá ser informada quanto à sua realização em 2016 ou sua suspensão.

Das propostas submetidas e aprovadas anteriormente ao período de 2015, duas se referem a apoio contínuo, a saber: o Evento 04/2011 - Revista da Escola de Enfermagem da USP – REEUSP, cuja vigência e prorrogação estão em tratativas junto à diretoria da EEUSP, Editora Executiva da REEUSP e diretoria do CEAP-EE; o Evento 07/2012 - Laboratório de Estudos de Enfermagem em Saúde Coletiva, que tem suas atividades inicialmente previstas até outubro de 2017. Para essas propostas foram mantidas as atividades de organização e controle dos recursos recebidos e utilizados.

Na avaliação geral do funcionamento do CEAP-EE, destaca-se a necessidade de revisão do Estatuto e Regimento do CEAP-EE, assim como a reformulação do fluxo de informações entre os membros e setores da EEUSP com a Diretoria do CEAP-EE, de forma a não prejudicar a realização das atividades em parceria. A motivação de revisão de Estatuto e Regimento, já apontada em relatório do período anterior, é a desburocratização dos processos para regularização e registros das atividades da instituição em consonância com a legislação, auditoria e atividades da EEUSP.

Com relação ao fluxo de informações, desde setembro de 2015 a Profa. Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, atual vice-presidente do CTA do CEAP-EE, tem procurado a diretoria do CEAP-EE e os setores responsáveis pela tramitação de documentos, especialmente no que diz respeito ao delineamento do fluxo e responsabilidade em processos para realização de novos cursos na EEUSP em parceria com o CEAP-EE (Anexo 3). Para isso, tomou-se como modelo os cursos de Comprehensive Systematic Review Training Programme do convênio com o Joanna Briggs Institute.

Em relação ao plano de atuação para 2016, o CEAP-EE mantém como objetivos:

  1. aprimorar as instalações com equipamentos e mobiliário para o desenvolvimento das atividades administrativas, com secretária para recepção, digitação e organização de documentos do CEAP-EE;
  2. realizar a manutenção e aprimoramento das páginas eletrônicas do CEAP-EE;
  3. incrementar as parcerias e convênios;
  4. avaliar e contratar novos serviços para otimizar o pagamento de taxas por estrangeiros;
  5. viabilizar a contratação de profissionais para a realização de auditoria e avaliação de processos e situações contratuais com relação a parcerias e convênios.
  6. viabilizar a reformulação do Estatuto e do Regimento do CEAP-EE para aprovação em Assembleia.

São Paulo, 01de março de 2016.

Maria Madalena Januário Leite

Diretora Administrativa

Valéria Castilho

Diretora Tesoureira

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira

Diretora Secretaria

[texto aprovado em CTA-CEAPEE em maio de 2016 e apresentado à Assembleia Geral em maio de 2016.]