Relatório das atividades desenvolvidas pela Diretoria do CEAPEE - 2012

No ano de 2012 a Diretoria desenvolveu atividades relativas à regularização do CEAPEE junto aos órgãos competentes a fim de obter a certificação digital da instituição, assim como passou a disponibilizar o serviço de emissão de boleto bancário para atender às demandas dos projetos apoiados. Desde maio de 2012 contamos com a prestação de serviços da empresa Etwas Informática, Projetos e Pesquisa Ltda. para o desenvolvimento de atividades relativas à organização da documentação e propostas submetidas ao CEAPEE para apoio, tanto fisicamente como virtualmente, para o que foram criados o logotipo a ser utilizado pelo CEAPEE, o domínio (www.ceapee.com.br) e as páginas e formulários eletrônicos.

As informações contidas na página eletrônica do CEAPEE são: apresentação, organização, missão, estatuto, regimento, formulários, projetos apoiados, cursos, eventos, editais e formas de contato.

Elaborou-se o fluxograma para apresentação e encaminhamento dos projetos a partir dos formulários disponibilizados no sítio do CEAPEE.

O CEAPEE recebeu e aprovou o apoio administrativo para a realização de quatro projetos:

  1. II Curso online de atualização: gerenciamento em enfermagem (de agosto a dezembro de 2012);
  2. IV Encontro Interdisciplinar em álcool e outras drogas (de setembro a dezembro 2012);
  3. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – REEUSP (desde maio 2012);
  4. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva (desde novembro 2012).

O II Curso de Atualização on-line: Gerenciamento em Enfermagem, coordenado pelas Profas. Dras. Daisy Maria Rizatto Tronchin e Heloisa Helena Ciqueto Peres em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP, Portugal, representada pela Profa. Dra. Maria Manuela Martins e pelo Prof. Dr. Paulo Parente, seguiu os mesmo moldes de sua primeira versão realizada em 2011. Uma vez que a página eletrônica do CEAPEE já está em funcionamento, acrescentou-se a inscrição via formulário eletrônico e o pagamento por depósito ou transferência bancária. O curso também contou com o apoio na orientação e acompanhamento dos alunos nos primeiros momentos de aula síncrona.

O IV Encontro Interdisciplinar em álcool e outras drogas, coordenado pelos Profs. Divane de Vargas e Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, recebeu o apoio na organização do projeto, divulgação e apoio administrativo para a recepção das inscrições por formulário eletrônico e acompanhamento dos depósitos e transferências bancárias da taxa de participação. Esse projeto também utilizou o mecanismo de emissão de boleto para o pagamento de taxa de inscrição.

A proposta de apoio à REEUSP, autorizada previamente pelo Conselho Técnico Administrativo da EEUSP (CTA EEUSP, 227ª Sessão, em 23/05/2012), coordenada pela Profa. Emiko Egry, editora científica, visa maior agilidade na organização e controle dos recursos recebidos e utilizados pela revista, tendo em vista que a partir de outubro de 2012 os autores dos manuscritos submetidos para publicação e os aprovados passaram a contribuir com a taxa destinada para cada fim. Além disso, a cobrança da assinatura da revista também passou a ser realizada pelo CEAPEE.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva, coordenado pelas Profas. Lucia Yasuko Izumi Nichiata e Renata Ferreira Takahashi, inicialmente contou com o recebimento de valores já arrecadados pelos coordenadores e em conta bancária com CNPJ da EEUSP. Os recursos transferidos para a conta do CEAPEE visam a realização de atividades ao longo de 2013, tais como: organização de materiais didáticos, realização de eventos e cursos, desenvolvimento de pesquisas.

Segue em anexo a prestação de contas referente ao exercício de 2012 (Anexo 1).

Em relação ao plano de atuação para 2013, o CEAPEE tem como objetivos:

  1. instalar dependência (com equipamentos e mobiliário) para o desenvolvimento das atividades administrativas, com secretária para recepção, digitação e organização de documentos do CEAPEE;
  2. realizar a manutenção e aprimoramento das páginas eletrônicas do CEAPEE;
  3. incrementar as parcerias e convênios;
  4. viabilizar contrato com advogado para responder a situações contratuais com relação a parcerias e convênios.

São Paulo, 15 de março de 2013.

Maria Madalena Januário Leite

Diretora Administrativa

Emiko Yoshikawa Egry

Diretora Tesoureira

Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira

Diretora Secretaria

[texto aprovado em CTA-CEAPEE em março de 2013 e apresentado à Assembleia Geral em março de 2013.]